Aos pais com filhos na Catequese Paroquial

AOS PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE PAROQUIAL

Caros Pais,

Saudações amigas.

Iniciam-se, no próximo dia 19 até ao dia 30 de setembro (17h00–19h00), as inscrições para o novo ano de catequese (2022-2023). Ninguém deve deixar de fazer a inscrição, pela 1.ª vez, ou de a renovar. O 1.º encontro geral, com a presença de todos os grupos (e pais), será no dia 8 de Outubro (sábado), às 16h00, na igreja. Por favor, que ninguém falte a este encontro nem desista da catequese! Não basta ter feito as “comunhões”, é necessário perseverar nesta caminhada de crescimento na fé e na vida cristã para não ficar com uma “fé infantil”, incapaz de resistir às pressões de um ambiente difícil e até hostil à fé cristã.

Para isto, é indispensável o interesse, a colaboração e o acompanhamento dos pais, enquanto são os primeiros educadores e catequistas dos filhos desde os primeiros anos de vida. Os catequistas da Paróquia nunca podem substituir os pais (e os avós), mas apenas dar-lhes uma preciosa ajuda com uma catequese mais estruturada e completa. A catequese familiar precede e acompanha a catequese paroquial. Daí que, entre pais e catequistas deve haver uma permanente e estreita ligação, bem como uma entreajuda mútua. Que tanto uns como outros não se limitem a “dar lições de catequese”, mas nunca se cansem de “ser catequistas” e ser “catecismos vivos” junto dos filhos ou catequizandos. “A catequese não pode ser como uma hora escolar, mas é uma experiência viva de fé que cada um de nós sente o desejo de transmitir às novas gerações” (Papa Francisco). É sobretudo conv(n)osco que, numa relação de muito afeto e proximidade, eles aprendem a ser cristãos e a viver à maneira de Jesus, crescendo na amizade com Ele. Uma catequese que não leve a um encontro vivo e pessoal com Jesus, pode ser uma “aula” mas não é catequese.

Igualmente importante é a ligação à comunidade cristã (paróquia). Inserir na vida da Igreja é outro grande objectivo da catequese. É que não se é cristão sozinho, mas somos cristãos uns com os outros, em comunidade. Por isso, peço, encarecidamente, aos pais que não se limitem a “enviar” os seus filhos aos encontros semanais de catequese, mas que os acompanhem, desde muito pequenos, à igreja, à missa dominical (a melhor de todas as catequeses) e outras celebrações comunitárias e os levem a participar em actividades ou serviços paroquiais (como acólitos, leitores, cantores, acções de solidariedade e entreajuda, preparação para a JMJ Lisboa 2023…).

Para o maior bem da nossa catequese, permitam-me que lhes peça ainda o seguinte: – no ato da inscrição, deixem os vossos contactos ou vejam se todos os que temos estão corretos (à base da Declaração referente à Proteção de Dados); – deixem um donativo para as despesas da catequese, se puderem; – ofereçam, porventura, a vossa ajuda como catequistas “auxiliares” ou para outros serviços (aprende-se fazendo).

Oxalá que este ano, após a situação mais grave da pandemia, decorra com toda a normalidade, em regime presencial. Nada pode substituir o encontro interpessoal.

Contamos com todos vós! Contai sempre com a nossa maior estima e dedicação.

O vosso irmão Pároco,

Pe José Guerra Banha