Centenário da Diocese

ANÚNCIO DO ANO JUBILAR NA DIOCESE DE VILA REAL

A Diocese de Vila Real foi criada por decreto do Papa Pio XI de 20 de abril de 1922. A celebração festiva do centenário vai ter início no próximo dia 8 de dezembro e prolongar-se-à até dezembro de 2022. Será um ano de ação de graças por todos os dons que Deus concedeu ao seu povo ao longo destes 100 anos de peregrinação. Faremos memória grata de todos os Bispos e Padres que serviram este Rebanho de Deus, bem como de todos os religiosos e religiosas, leigos e famílias que trabalharam nesta Vinha do Senhor ao longo de um século.

A celebração deste centenário é de toda a diocese, clero e leigos, de todas as paróquias, comunidades e instituições. Cada um é convidado a viver esta data em alegria espiritual e a sentir-se membro da mesma e única Igreja de Cristo presente nesta Igreja Local, a Diocese de Vila Real.

A Comissão Organizadora do Centenário preparou um programa que terá a sua abertura no dia 8 de dezembro, Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, e terá o seu ponto alto no dia 20 de abril. Durante este ano estão previstos muitos eventos: conferências, colóquios, exposições, concertos, sendo o mais importante é o da peregrinação à Sé.

A Penitenciaria Apostolica de Roma, em virtude das faculdades que lhe foram dadas pelo Papa Francisco, concedeu à diocese a graça de proclamar este Ano Jubilar, em que os fiéis que visitarem a Sé de Vila Real, cumprindo certas condições, podem obter a Indulgência Plenária.

O lema escolhido para o centenário, Crescer com raízes, convida-nos a viver este ano em atitude de reconhecimento pela história rica destes 100 anos e constitui um estímulo a um crescimento na fé, para que ela seja mais corajosa, alegre e comprometida. E como, por feliz coincidência, ao longo do ano vamos participar na fase preparatória do próximo Sínodo, será também uma oportunidade para que a diocese se renove para ser uma Igreja mais viva, fraterna, acolhedora e sinodal.

Pela intercessão de Maria, Nossa Senhora da Conceição, este ano jubilar seja vivido em ação de graças, em alegria e paz, ajude a aprofundar em todos a alegria de ser cristão, a consciência e responsabilidade de ser Igreja, e o sentido de pertença à Diocese, a nossa amada Igreja de Vila Real.

Vila Real, 21 de novembro de 2021, Solenidade de Cristo Rei

+ António Augusto de Oliveira Azevedo, Bispo de Vila Real

ORAÇÃO DO CENTENÁRIO

DEUS, NOSSO PAI

nós te damos graças pelos cem anos da diocese de Vila Real.

Como teus filhos queremos agradecer-Te as bençãos que recebemos

e pedir-Te perdão pelos pecados que cometemos ao longo desta etapa.

Damos graças pela vida e dedicação dos Bispos e Padres

que serviram a diocese como pastores

pelo testemunho evangélico das comunidades religiosas

pelo compromisso dos leigos empenhados na vida desta Igreja Local

pela fidelidade das famílias com uma forte raíz cristã.

SENHOR JESUS CRISTO

ao celebrarmos este ano jubilar do centenário da nossa diocese

fazei que permaneçamos unidos a Ti e uns aos outros

nos sintamos mais irmãos dos cristãos e de todos os seres humanos.

Renovai as paróquias, movimentos e instituições da diocese

para que sejam comunidades mais vivas, acolhedoras e fraternas

inspiradas no Vosso Evangelho, fortalecidas pela Eucaristia

operantes na caridade para com os pobres e no cuidado dos frágeis.

ESPÍRITO SANTO PARÁCLITO

Enchei-nos de sabedoria para discernirmos os passos do futuro

e de fortaleza para continuarmos a caminhar com coragem e alegria.

Concedei-nos os dons e carismas que precisamos

para cumprirmos a nossa missão de Igreja neste tempo

sempre prontos a dar as razões da nossa fé e da nossa esperança

e a produzir mais e melhores frutos para a salvação de todos.

MARIA, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – Rogai por nós.