Dia da Mãe 2024

MÃE, UM MANANCIAL DE AMOR

            Aproxima-se mais um “DIA DA MÃE”, a 5 de maio, 1.º domingo do mês.

            Quero, também este ano, sentir-me muito próximo e presente junto de todas e de cada uma das nossas mães. A elas dirijo as minhas felicitações amigas, tal como aos pais, pois não há mãe sem pai e vice-versa.

            Saúdo-as pelo dom da maternidade que receberam e pelo dom dos filhos, que aceitaram e acolheram generosamente como um presente de Deus. Um dom que, uma vez acolhido com amor, precisa de ser bem cuidado e acarinhado para que possa desenvolver-se harmoniosamente, também como um dom para os outros.

            O amor terno, carinhoso e dedicado de uma mãe (e de um pai), que brota do amor do coração de Deus, Que é Amor e origem de todo o amor, é um amor inigualável e à maneira de uma torrente de água que dá vida a tudo por onde passa. Também o amor de uma mãe e de um pai, feito de gestos concretos de ternura, delicadeza, atenção, respeito, diálogo e até de dor, é um amor que dá vida e a faz crescer de forma saudável. Desde que não seja um amor possessivo, como se a mãe e o pai fossem “donos” dos filhos ou estes fossem pertença só da mãe ou só do pai, em caso de separação. Que, para o maior bem dos filhos, nunca nenhum deles ceda à tentação de os privar do amor e da companhia ou acompanhamento do pai ou da mãe como tantas vezes acontece.

            Obrigado, mães, pelo vosso testemunho de um amor fecundo, feito de serviço dedicado porventura também àqueles que, mesmo não sendo filhos biológicos, vos estão confiados ou por quem vos sentis responsáveis. Porque “mãe”, de certo modo, é também toda aquela que cuida, acarinha, educa, acompanha.

            Que Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, Mãe e Modelo de todas as mães, abençoe e interceda junto de Seu Filho por todas as mães, também por aquelas que já partiram de junto de nós, mas que continuam bem vivas em nós.

            FELIZ DIA DA MÃE 2024!

O vosso Pároco,

Pe. José Guerra Banha


Mensagem para o dia da Mãe da Comissão Episcopal do Laicado e Família