Dia do Pai – Um Pai Presente

Dia do Pai – Um Pai Presente

DIA DO PAI

19.03.2023

UM PAI PRESENTE

            CARÍSSIMOS PAIS

            Como em anos anteriores, quero fazer-lhes chegar a minha saudação muito amiga e manifestar-lhes o meu grande apreço e a minha proximidade.

            Sei bem como ser pai é uma bênção e um presente de Deus (para os filhos): um pai que gera vida e que, permanentemente, está presente e acompanha com amor o seu crescimento integral. Um pai presente é um guia, um acompanhante, um facilitador de aprendizagens, um orientador, alguém que aponta caminhos respeitando a liberdade de escolha pessoal. E, se é um pai cristão, é também, pela sua presença, um verdadeiro educador e testemunha da fé e dos valores morais e espirituais, que influenciam a sua própria vida.

            Disto é para nós um belo exemplo S. José, enquanto “pai virginal” de Jesus, por cuja intercessão rezo ao Pai de todos nós, em especial por todos os pais a quem, por razões profissionais ou outras, não têm possibilidades de estar tão presentes junto dos filhos como gostariam. Que, ao menos, o tempo que passam com eles, seja um tempo de qualidade.

            Penso igualmente nos pais idosos, entregues a si mesmos ou que não gozam da presença e da companhia dos filhos, que também sofrem com essa eventual separação. Que a uns e a outros Deus não falte com o Seu amor paterno.

            A todos os pais, meus amados paroquianos, possa chegar a minha bênção reconfortante e o meu caloroso abraço.

            FELIZ DIA DO PAI 2023!

Pe. José Guerra Banha