DIA DO PAI

imagem DR

AOS CARÍSSIMOS PAIS, MEUS ESTIMADOS PAROQUIANOS E AMIGOS

Por ocasião do “Dia do Pai”, também este ano tenho a alegria de me dirigir a vós para vos felicitar e dar os parabéns e, convosco, dar graças a Deus pelo dom dos vossos filhos. E porque não há pai sem mãe, saúdo igualmente as mães.

O “Dia do Pai” ocorre no dia em que a Igreja celebra a Festa Solene em honra de S. José como Esposo da Virgem Maria e “Pai virginal” de Jesus: um Pai amado, um Pai na ternura, um Pai no acolhimento, um Pai na obediência, um Pai com coragem criativa perante as dificuldades, um Pai no silêncio (na sombra), um Pai trabalhador.  Vários Papas proclamaram S. José como “Padroeiro da Igreja universal (Pio IX), “Padroeiro dos Operários” (Pio XII), “Guardião do Redentor” (S. João Paulo II), que amou Jesus “Com um coração de Pai” (Papa Francisco). Em S. José vemos, pois, um poderoso intercessor junto de Deus e a Quem rezo por todos os pais; e, ao mesmo tempo, um modelo a seguir por todos nas suas virtudes e santidade, a incutir na vida dos filhos sobretudo pelo exemplo. “Sede para os vossos filhos como S. José: guardiões do seu crescimento em idade, sabedoria e graça”, pede o Papa Francisco.

Penso em todos quantos têm a felicidade de ser pais. E, em particular, nos pais que, por qualquer motivo, não podem estar e acompanhar regularmente os seus filhos. Mesmo assim, pelos casos que conheço, sei bem como para eles os filhos estão sempre em primeiro lugar. Mas penso e rezo, de modo muito especial, por todos aqueles pais que, em contexto de violência e de guerra, se vêem obrigados a separar-se da esposa e dos filhos e a ficar para trás, correndo o risco de nunca mais se encontrarem. É uma dor de alma! Felizes os filhos a quem não falta o amor terno, carinhoso e dialogante de seus pais, sinal do grande amor de Deus para com eles.

Espero que, por meio desta minha breve mensagem, possais sentir, bem como toda a vossa amada família, a minha grande proximidade, amizade e gratidão.

E, como vosso Padre e Pastor, saúdo-vos, a todos e a cada um de vós, “com um coração de pai”.

FELIZ DIA DO PAI!

Pe. José Guerra Banha