AVISOS – CELEBRAÇÕES EM TEMPO DE PANDEMIA
– Para poder haver tempo de fazer a desinfecção da igreja entre cada celebração e porque os voluntários, de momento, são poucos, enquanto durar esta crise de saúde pública, passa a haver as celebrações seguintes: Domingo e Dias Santos – 10h00; Sábado (Vespertina) – 17h00 (H. Verão), 16h00 (H. Inverno); Terça e Quinta – 18h00 (H. Verão), 17h00 (H. Inverno).
– Queremos que todos se sintam bem e em segurança na igreja. Por isso, tudo faremos por cumprir as normas da CEP e da DGS. Mas também não queremos que o medo injustificado impeça alguém de celebrar a fé em comunidade.
– As pessoas mais idosas e de maior risco, para já, são convidadas a acompanhar a missa dominial pela TV e, se possível, a participar numa missa em outro dia da semana, com um número mais reduzido de fiéis. Mas também não podemos, como alerta o Papa, “virtualizar” a vida sacramental e a celebração da fé, que implicam o “encontro” das pessoas…
– Tal como tem acontecido certamente até agora, continuamos a apelar à oração e à celebração da fé diária em casal e em família, enquanto verdadeira igreja doméstica. Sem descurar os encontros em comunidade.
– Pede-se igualmente a melhor atenção para as normas de segurança afixadas nos placards do exterior e interior da igreja, v.g. quanto ao uso obrigatório de máscara, ao distanciamento entre as pessoas, evitar tocar nas imagens…, lavagem e higienização das mãos, ocupação de lugares na igreja, entrada e saída da igreja (portas diferentes, sinalizadas), cuidados a ter ao retirar a máscara (não as deitar ao chão)…
– Pede-se ainda o melhor contributo dos fiéis para a igreja (junto à porta de saída): as receitas têm faltado e as despesas têm sido as mesmas e agora vão aumentar bastante. É um sinal de pertença e de amor à paróquia. Tal como a melhor colaboração na limpeza, arranjo e desinfecção ou higienização da igreja (com máscara e luvas).
MUITO OBRIGADO!