A gravidade da situação provocada pela rápida disseminação do Covid-19, aconselha a que sejam tomadas algumas medidas excecionais no âmbito da diocese de Vila Real. Após a reflexão feita no Conselho Presbiteral, havemos por bem:
Em breve serão dadas novas orientações acerca das celebrações da Páscoa que terão em conta o evoluir da situação. Apesar da sua gravidade, ela deve suscitar uma vivência quaresmal mais forte, com uma oração mais intensa e um jejum mais consciente. Esta provação nos ajude a uma autêntica conversão e a uma mudança de atitude perante a vida. Este tempo de incertezas e receios constitua também oportunidade para valorizar o essencial e renovar a nossa confiança em Jesus Cristo que na cruz assumiu os nossos males para nos abrir horizontes de esperança.
Vila Real, 12 de março de 2020
+António Augusto de Oliveira Azevedo
Bispo de Vila Real
Para que Deus, Pai de bondade,
ampare e conforte todas as pessoas vítimas do Corona vírus,
cumule de fortaleza e graça os profissionais de saúde
e todos os que cuidam dos doentes e, nas sua infinita misericórdia,
livre a humanidade desta pandemia. Oremos ao Senhor.
Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.
Também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões.
Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet.
Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.
Lisboa, 13 de março de 2020