Eucaristia da Família

Eucaristia da Família

23/02/2024

ASSUNTO: EUCARISTIA  DA FAMÍLIA

 

            Caros Pais,

            Caros Menino(a)s

            Caros Jovens

            Caros Catequistas

 

Olá a todos vós! Como vosso Pároco, bem sabeis como vos quero muito.

Hoje venho ao vosso encontro para vos enviar um pequeno “cartaz”, que elaborámos, e segue em anexo.

É um CONVITE especial a fazermos todos da Eucaristia dominical a EUCARISTIA DA FAMÍLIA porque JUNTOS CONSTRUÍMOS FAMÍLIA, todos juntos somos Família e  nos sentimos em Família. Não basta participar só na missa do 3.º domingo de cada mês. Nesse domingo, com a presença de um maior número de menino(a)s, acompanhados dos pais e avós, a igreja enche-se e há um maior número de acólitos. Que bonito! Então, por que não fazê-lo também nos outros domingos?

A Eucaristia é “o coração do domingo”, o Dia do Senhor e para o Senhor, bem como o Dia da Comunidade Cristã. É “fonte, centro e cume” da vida cristã. É a maior riqueza e o bem mais precioso que a Igreja tem para nos oferecer. Além disso, é a melhor de todas as catequeses. E, por isso, é algo de essencial e não acessório ou facultativo. Assim o entendiam os cristãos sobretudo dos primeiros séculos da Igreja que, mesmo não tendo liberdade e sendo perseguidos, diziam: “nós não podemos passar (viver) sem o domingo”, sem a Eucaristia. Ainda hoje, em certos países (por exemplo em África), os cristãos fazem muitos quilómetros a pé para participarem na Eucaristia.

Entre nós, hoje, há uma grande falta de afeto, de apreço e de estima pela Eucaristia de domingo e dias santos. As manhãs de domingo são para dormir, ir para outras actividades ou fazer outras coisas. Há também quem se tenha habituado a “ver” ou “assistir” à missa pela Televisão, mas não “celebram”, não “participam” nem se encontram com os outros cristãos da sua comunidade paroquial, isolam-se. E isto é um empobrecimento para todos. Deixamos de nos sentir família e em família. E, porque “missa” quer dizer “missão”, deixamos também de nos comprometer com o maior bem da comunidade, prestando algum serviço necessário.

Eis, meus caros amigos, porque, em tempo de Quaresma, que nos chama à conversão ou mudança de vida, venho convidar-vos a darmos mais valor à Eucaristia, o grande Sacramento da Páscoa do Senhor. É tempo de voltarmos com alegria à Eucaristia de domingo, na igreja Paroquial! Deve ser para nós a grande prioridade. E uma graça especial. Lembrai-vos do jovenzinho italiano, o beato Carlo Acutis, um apaixonado da Eucaristia, que dizia: “A Eucaristia é a minha auto-estrada para  o céu”.

Fico a contar convosco, com todos vós! Não vos esqueçais: “Juntos, somos e construímos Família!”

Aceitai o meu abraço de muita amizade,

P. José Guerra Banha